Essa é a área da Odontologia que pode estar indicada quando há a perda de um ou mais dentes, melhorando não só a estética do sorriso quanto o equilíbrio da mastigação. Além disso, é uma maneira de aumentar a auto estima, o bem-estar e a qualidade de vida de um paciente, podendo até influenciar na confiança ao comer, beber, sorrir e conversar. 

O processo consiste em instalar uma pequena peça feita com titânio no osso, onde havia um dente antigamente. Depois que o implante já foi realizado, é importante esperar a integração ao osso acontecer. Nesse tempo, é normal utilizar uma coroa provisória para evitar a perda do espaço e já dimensionar como será o dente de cerâmica sobre o implante. 

Passado o período determinado, os dentes artificiais de material mais resistente são colocados ou parafusados sobre o implante.

Próteses são aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes que podem ser fixas ou retiradas e recolocadas na boca, elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto Existem dois tipos principais de próteses: totais (dentaduras) ou parciais, que podem ser fixas ou removíveis. 

No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apóia sobre sua gengiva.

A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada em formato de “U”, a fim de permitir espaço livre para acomodar sua língua.

As próteses são feitas sob medida em parceria a partir de moldes tirados de sua boca.

Hipnodontia é quando a hipnose é aplicada na odontologia principalmente para controlar a ansiedade do paciente no pré-atendimento clínico ou cirúrgico, assim como para realizar a anestesia fornecendo maior conforto durante as consultas. Saiba Mais

A prevenção odontológica é muito importante para prevenir que novos problemas surjam, aumentando a vida útil dos tratamentos bucais, que ao serem polidos e restaurados, demorarão para serem substituídos ou terem a necessidade de serem refeitos os tratamentos.

Além da importância da manutenção, da limpeza, da aplicação de flúor e do tratamento de problemas que surgem no início, a prevenção consegue minimizar os danos, fazendo com que o paciente se recupere mais rápido dos tratamentos necessários.

Com prevenção também se previne o câncer bucal, que deve ser verificado periodicamente.
A grande maioria dos problemas relacionados aos dentes podem ser evitados com uma escovação adequada, o uso do fio dental e o enxaguante bucal, que auxiliam no combate da placa e do tártaro.

A prevenção é baseada na correta higienização dos dentes, na boa alimentação, no cuidado com o açúcar, no uso correto do flúor, usado para fortalecer os dentes e no acompanhamento semestral pelo dentista. Assim os cuidados dos dentes e gengivas serão intensos e será conservada a saúde e o bem estar do paciente.

Sobre a

Dra. Mickaela Lindermann

Formada em odontologia pela PUC – PR 2001, e Hipnoterapeuta Certificada pela OHTC, Dra Lindermann escolheu a odontologia por se identificar com a área da saúde, e pela felicidade de lidar com pessoas, proporcionando experiências na área de cuidados odontológicos. Isso significa fazer mais do que apenas ajudar as pessoas a alcançarem um sorriso saudável e bonito.

Escolheu a Hipnose para assim criar uma atmosfera positiva onde o paciente se sinta relaxado e acolhido, permitindo todo o processo de transformação e mudança, percebendo que a neuroplasticidade ocorre a todo instante.