Cirurgia com hipnose é uma boa ideia?

Você já pôde optar por fazer uma cirurgia com hipnose? Se eu estivesse no lugar dos meus pacientes, sempre faria essa escolha. A tensão na cadeira do dentista não é uma novidade, especialmente em procedimentos cirúrgicos.

Se você tem dúvidas sobre como funciona a cirurgia com hipnose, continue a leitura.

Leia também: Cirurgia odontológica com hipnose é possível?

Tensão na cadeira do dentista

Logo ao marcar a cirurgia, é comum que o paciente fique nervoso com as dores causadas pelo procedimento. Por algum motivo, é comum que ele vá procurar vídeos sobre como é realizada a cirurgia. Em vez de ficar mais tranquilo, ao assistir os materiais disponíveis na rede, ele pensa que vai ocorrer exatamente aquilo na cirurgia dele.

Procurar pela cirurgia na internet só aumenta a tensão. As imagens da operação somadas a medos que o paciente já enraizou, a repulsa ao cheiro do consultório e aos sons dos equipamentos utilizados só pioram o quadro dele. Presencio essa realidade com frequência em meu consultório.

Os efeitos práticos para esse paciente são a dificuldade em relaxar, em abrir bem a boca e em lidar com a ansiedade que vai às alturas. Essas sensações negativas ocasionam em ainda mais dor. Por isso, o dentista precisa usar maior quantidade de anestesia e outros medicamentos.

Não sendo o bastante, o próprio profissional tem o seu dia de trabalho mais complicado devido a essas situações. A boa notícia é que a hipnose pode tornar mais tranquilos os procedimentos cirúrgicos para pacientes e odontologistas.

Cirurgia com hipnose tem quais benefícios?

A cirurgia com hipnose torna o procedimento muito mais tranquilo para o paciente. Em vez da típica ansiedade, ele pode ter sensações distintas. O processo de hipnose faz que a mente seja transportada a outra dimensão ou realidade, como uma praia tranquila ou outra ocasião de seu agrado.

Dessa forma, o dentista pode trabalhar mais tranquilo. A cirurgia pode levar o tempo que for necessário. O paciente sequer vai sentir o tempo passar. Há quem diga que, após algumas horas na cadeira do dentista para algum procedimento sob efeito da hipnose, sentiu que passaram apenas alguns minutos.

Os benefícios da cirurgia com  hipnose são:

  • Uso reduzido de anestesia;
  • Diminuição dos efeitos colaterais das anestesias;
  • Controle da salivação;
  • Controle do sangramento;
  • Redução ou eliminação de toda a tensão que envolve um processo cirúrgico;
  • Recuperação pós-cirúrgica acelerada.

Todo o medo e tensão impregnados no subconsciente é revertido em uma sessão de hipnose. O hipnoterapeuta tem acesso à raiz do problema, retirando a carga de tensão dos pensamentos angustiantes. Nenhuma memória é apagada, apenas revertida para que não cause medo ao paciente.

O melhor de tudo: a hipnose não tem contra-indicações. Pode ser realizada em pacientes de todas as idades, sempre com o objetivo de lidar com as situações dentro do consultório odontológico.

Espero que meu artigo tenha ajudado você a entender por que a cirurgia com hipnose pode ser muito mais tranquila para paciente e odontologista.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo. Aproveite e faça sua inscrição em meu canal do Youtube onde posto vídeos com frequência.

Até a próxima!

Dra Lindermann

Dr. Mickaela Lindermann

Formada em odontologia pela PUC – PR, Dra. Mickaela Lindermann escolheu a odontologia por se identificar com a área da saúde, e pela felicidade de lidar com pessoas, proporcionando experiências na área de cuidados ortodônticos.