Medo de Agulha: existe solução para esse problema?

Você sente medo de agulha?

Essa sensação impede que muitos tratamentos de saúde sejam encaminhados. Pode ser um tratamento de canal no dentista ou uma simples coleta de sangue para exame. Quem sente medo de agulha sofre mais do que a dor física, mas também a emocional.

Muitas vezes, o medo é algo controlável. Quando a pessoa perde o domínio sobre si ao entrar em contato com o gatilho do medo, desencadeando até mesmo em reações como ataques de pânico, é porque passou para um estágio de se tornar uma fobia.

Como saber se é apenas medo ou é fobia?

Com o medo, a maior parte das pessoas consegue lidar, ou mesmo pedir ajuda. Nos casos de fobia, é perceptível pois as reações fogem muito dos limites do normal.

Na maioria dos casos, o medo de agulha é caracterizado como uma verdadeira fobia. Então, como superar?

O medo está na sua mente!

Note como alguns pacientes mal percebem o momento da anestesia, enquanto outros já sentem a dor antes mesmo da agulha atravessar a pele. Isso ocorre porque o medo altera completamente a percepção da dor. Normalmente, é devido a contração ou aos movimentos do paciente que a picada da agulha dói tanto.

Eu mesma tenho um caso relacionado ao medo de agulha, pois essa picada me incomodava. Até que um dia resolvi dar uma nova chance de construir uma experiência diferente. Apesar de, na época, não conhecer hipnose, fiz em mim uma auto-hipnose.

Percebi que criando um estado de relaxamento no meu corpo dificilmente criaria resistência para a agulha entrando. Respirei profundamente, entrando em um estado diferente. Quando me senti preparada, dei sinal para a profissional que me atendeu iniciar o procedimento. Eu estava pronta.

Pude perceber todo o trajeto da agulha e o líquido se espalhando, mas sem sentir dor.

A hipnose contra o medo de agulha

A hipnose é um excelente recurso contra o medo de agulha. As técnicas de hipnoterapia trabalham os medos e fobias de maneira rápida, em especial quando o paciente encontra-se em atendimento médico ou odontológico. Já falei sobre o assunto neste artigo e em outros que estão aqui no blog.

Logo no início da consulta, quando percebo que meu paciente sente medo de agulha, converso com ele e peço que relaxe. Assim como criei uma nova experiência para mim, busco criar sentidos diferentes aos pacientes que também desejam superar esse medo.

Em alguns casos, aplico a hipnoterapia nesses pacientes. Ao entrar em contato com o subconsciente, que é a camada mais profunda e emocional da mente humana, consigo identificar as causas do medo de agulha e removê-las. Às vezes, são relacionadas a traumas do passado, entre outras causas.

Sem dúvidas, a hipnose é uma grande aliada para promover a saúde, pois age diretamente no bem-estar do paciente enquanto ele busca prevenção e tratamento nas consultas médicas e odontológicas.

Espero que meu artigo tenha ajudado você a entender o papel da hipnose na hora de vencer o medo de agulha. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever no meu canal do Youtube.

Até a próxima!

Dra. Lindermann

Dr. Mickaela Lindermann

Formada em odontologia pela PUC – PR, Dra. Mickaela Lindermann escolheu a odontologia por se identificar com a área da saúde, e pela felicidade de lidar com pessoas, proporcionando experiências na área de cuidados ortodônticos.