Terapia das partes: entenda sobre o assunto

A terapia das partes é pouco conhecida, porém, muito eficaz. Na hipnoterapia, são diversas as abordagens terapêuticas para tratar os problemas dos pacientes. A terapia das partes é uma das que considero mais especial e maravilhosa.

Cada uma das nossas partes tem uma função em nossas vidas. A terapia das partes enxerga o ser humano como um quebra-cabeças, ou seja, se tirar qualquer peça, ficamos incompletos. O papel do terapeuta, quando aplica esse modelo de terapia, é de mediador.

O terapeuta é o responsável por “conversar” com cada uma das partes, a fim de obter os resultados desejados pelo paciente. Ao procurar ajuda, a pessoa provavelmente está em busca de um resultado que não é possível porque as suas partes estão em conflito. Aí, entra o papel da terapia das partes.

Veja também: Os perigos da automedicação: entenda como resolver

Benefício da terapia das partes

A medicina e a odontologia podem se beneficiar imensamente da teoria das partes. Isso porque é possível tratar especificamente um problema ou uma parte do corpo.

É comum ouvir relatos de pacientes odontológicos afirmando:

Doutora, eu sinto vontade de vir consultar e sei que preciso. Mas, tem uma parte minha que não quer e desmarca a consulta.

Ou mesmo na hipnoterapia, quando o paciente relata saber que não é preciso comer tantos doces, mas uma parte dele não consegue se controlar. Até mesmo o modelo da mente – dividida entre consciente, inconsciente e subconsciente – são compostas de partes.

Muitos pesquisadores já utilizaram a terapia das partes para compreender melhor o ser humano, tal como Freud. A medicina oriental também difunde esse conhecimento com a frase: você não é a sua doença. Por isso, acredito que médicos e odontologistas podem oferecer um atendimento muito mais qualificado ao esclarecer sobre as partes para cada paciente.

Mais auto-conhecimento

Quando você tem algum problema, passa a sentir que a vida se resume àquilo. Em vez colocar o problema como parte da sua vida, coloca toda a sua vida dentro do que é o problema, pois assume todos os espaços dos seus pensamentos e sentimentos.

Ao perceber o problema como uma parte da vida, a chance de entendê-lo é muito mais alta, pois passa a enxergá-lo de um novo ângulo. Questões que não eram bem esclarecidas sobre o assunto ficam mais cristalinas, pois você deixa de envolver toda a sua emoção no problema.

Afinal, você não é todo o problema. Ele é um desafio que está ali a ser superado e você tem a capacidade de obter o resultado que deseja. Por isso, gosto de dizer que a terapia de partes é um recurso fantástico que permite transformar verdadeiramente a vida das pessoas.

Quantas partes você tem? Alguma delas te incomoda? Quais estão em conflito? Se você tem essa sensação, procure pela terapia das partes. Um hipnoterapeuta pode te ajudar.

Espero que meu artigo tenha ajudado você a entender o que é a terapia das partes.

Para saber mais sobre o assunto, assista ao vídeo abaixo. Aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube.

Até a próxima!

Dra. Lindermann

Dr. Mickaela Lindermann

Formada em odontologia pela PUC – PR, Dra. Mickaela Lindermann escolheu a odontologia por se identificar com a área da saúde, e pela felicidade de lidar com pessoas, proporcionando experiências na área de cuidados ortodônticos.