A hipnose no tratamento odontológico

A hipnose no tratamento odontológico já é uma realidade em diversos consultórios, mudando a vida de pacientes e profissionais da odontologia.

Eu, como dentista e hipnoterapeuta, tenho comprovado os excelentes resultados que a hipnose no tratamento odontológico proporciona. Os pacientes que costumam ficar tensos com as consultas e os procedimentos acabam sempre mais tranquilos e relaxados ao frequentar a cadeira do dentista.

Sei que para os profissionais da odontologia conviver com a dor e o medo dos seus clientes não é fácil. Por isso, não é novidade que eles recorram a terapias como a hipnose para oferecer maior bem-estar em seus consultórios.

Conhecer a hipnodontia é interessante também para quem vai no dentista. A boca é a porta de entrada para o corpo, portanto, cuidar da sua saúde bucal é essencial. Quando medos, fobias e outros bloqueios impedem que a pessoa consulte o dentista com regularidade, a hipnose pode ser uma aliada poderosa.

A hipnose no tratamento odontológico tem contra-indicação?

A resposta é: não! Independente de idade, ou do motivo que faz a hipnose necessária, o paciente pode ser  submetido a esse tipo de terapia. Isso porque a hipnose nada mais é do que um dos estados naturais da mente, porém, é pouco conhecido.

Os três estados naturais da mente são: o sono (quando dormimos), a vigília (quando estamos acordados) e a hipnose. Poucos sabem, mas somos hipnotizados diversas vezes ao dia. Seja ao ler um livro, assistir um filme ou até imaginar uma comida. Ao fazer o uso da imaginação, não temos contato com a realidade, mas a emoção em ler uma história ou o salivar ao pensar na comida são reais.

O papel do hipnoterapeuta é conduzir o paciente por sugestões que desviem o seu foco do problema, seja dor, medo ou hábitos prejudiciais ao tratamento odontológico. A maneira como a sessão vai ocorrer pode variar conforme o paciente.

Quando usamos a hipnodontia com crianças, por exemplo, é preciso explorar o mundo de criatividade para afastar os incômodos. Com adultos, o hipnoterapeuta pode usar referências de sensações agradáveis que ele já sentiu, conforme uma conversa prévia.

Para quais procedimentos a hipnose é indicada?

A hipnose no tratamento odontológico é útil para diversos fins. Em processos de analgesia, a fim de tirar a dor do paciente, tem se mostrado muito eficaz. Além de potencializar os efeitos das anestesias e dos remédios para dor, ainda pode diminuir a quantidade de fármacos utilizada.

Não é incomum receber relatos dos meus pacientes sobre a recuperação ser mais tranquila e até mais rápida após o uso de hipnose no tratamento odontológico.

O hipnoterapeuta também pode aplicar essa terapia para mudar hábitos do seu paciente. Ranger de dentes à noite, uso de chupetas, mamadeiras, mania de chupar dedo, entre outros, podem ser modificados por meio de uma sessão de hipnose.

Espero que meu artigo tenha esclarecido sobre o uso de hipnose no consultório odontológico. Para saber mais, assista meu vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube.

Até a próxima!

Dra. Lindermann

Dr. Mickaela Lindermann

Formada em odontologia pela PUC – PR, Dra. Mickaela Lindermann escolheu a odontologia por se identificar com a área da saúde, e pela felicidade de lidar com pessoas, proporcionando experiências na área de cuidados ortodônticos.