Hipnose para aliviar a dor: como funciona?

Você já deve ter ouvido falar no uso da hipnose para aliviar a dor. Quando pensamos em consultas odontológicas, as principais queixas são: o medo da dor e a dor em si.

Para os profissionais de saúde, auxiliar o paciente com dor nem sempre é fácil. Em qualquer contexto onde a dor esteja presente, a hipnose é um dos recursos mais eficazes para atenuá-la. Para entender o porquê disso, é preciso entender o que é a dor e como funciona a hipnose.

Continue a leitura deste artigo se você deseja se beneficiar da hipnose para aliviar a dor, seja a sua ou de seus pacientes no consultório odontológico.

Mas, o que é a dor?

A dor é uma resposta sensorial diante de algum estímulo, em grande parte negativa para a maioria das pessoas, embora a sua percepção seja única e varie de acordo com cada indivíduo. É por isso que ouvimos, às vezes, que alguém “gosta de sentir uma dorzinha”. Mas, dor é dor.

Todas as pessoas contam com um teto de intensidade de dor, afinal, os receptores sensoriais responsáveis por perceber a dor não se multiplicam. Separamos a dor em dois tipos: aguda e crônica. Enquanto a dor aguda vem com intensidade e cessa com o tempo, a dor crônica é aquela que continua dia após dia.

Quem sofre com a dor crônica pode ter a sensação de que a dor só aumenta. Mas, isso não é verdade. O que acontece é que o paciente está tão focado nessa dor que o seu estado emocional ficou comprometido. Ao menor estímulo, a dor já parece insuportável e maior que tudo. Se você quer saber mais sobre a dor crônica, recomendo a leitura deste artigo.

É por isso que, muitas vezes, a pessoa toma muitos remédios contra a dor, mas o sintoma não passa. O segredo é tirar o foco da dor para que atenuar sua sensação.

Hipnose para aliviar a dor

O trabalho do hipnoterapeuta junto do paciente que sente muitas dores precisa desviar a atenção dele da dor. Mas, como não pensar na dor se ela está ali presente e causa tanto incômodo?

Se a dor é mais quem um estímulo fisiológico, mas também emocional, é preciso sugerir novos estímulos.

Durante a consulta, o hipnoterapeuta pode fazer uma sugestão direta a fim de direcionar a atenção do indivíduo para algo que não seja a dor. Por exemplo, ao indicar que uma região do corpo está amortecida, ele vai resgatar essa sensação já conhecida. Assim, a área pode ser amortecida na hora.

A fisiologia da dor pode até continuar, mas o paciente recebeu um parâmetro diferente. Ele não precisa focar totalmente sua atenção na dor.

Espero que meu artigo tenha ajudado você a entender como a hipnose pode aliviar a dor. Afinal, esta é uma situação comum nos consultórios médicos e odontológicos. Porém, acredito que a hipnose pode fazer a diferença, fazendo que a dor seja um obstáculo superável e trazendo os melhores resultados aos pacientes.

No vídeo abaixo, falo um pouco mais sobre o assunto e trago um exemplo aplicado pelo próprio Milton Erickson, pai da Hipnose Ericksoniana. Aproveite para conhecer meu canal no Youtube e fazer sua inscrição.

Até a próxima!

Dra Lindermann

Dr. Mickaela Lindermann

Formada em odontologia pela PUC – PR, Dra. Mickaela Lindermann escolheu a odontologia por se identificar com a área da saúde, e pela felicidade de lidar com pessoas, proporcionando experiências na área de cuidados ortodônticos.