Atitude mental: treine a sua para ser mais feliz

Atitude mental: com certeza, você já ouviu falar nesse termo. Mas, você sabe o que é isso?

Há muita confusão entre o que é atitude mental positiva e o que é pensamento positivo. Cuidado, pois são conceitos absolutamente diferentes que, quando misturados, podem ocasionar em situações nada agradáveis.

Você já deve ter passado por uma ocasião desagradável onde ouviu de alguém: pense positivo que assim dá tudo certo. Ou mesmo já viu alguém dizendo amar algo que detesta para tentar retirar a negatividade. A consequência mais comum é que a pessoa tenha uma rejeição ainda maior àquela situação. Vamos entender o porquê disso?

Atitude mental positiva

Pense nos minutos que antecedem a entrada em um consultório odontológico. Este é um momento de angústia para muitas pessoas. Não é difícil ouvir de muitas delas: eu não queria estar aqui, queria estar em outro lugar. Esta é uma escolha pessoal e intransferível de cada um.

Então, a solução é ficar empolgado e mudar o pensamento, falando para si mesmo que o tratamento é divertido? Com certeza, não.

Uma maneira simples de entender o que é a atitude mental é fazer analogia do limão com a limonada. A atitude mental é um limão, e a limonada é o resultado daquilo que você faz com ela. Uma deliciosa bebida não pode vir de um limão azedo, é preciso trocá-lo. Assim, você pode ter mudanças significativas na sua vida ao mudar sua atitude mental.

Como mudar uma atitude mental negativa?

O primeiro passo é evitar definições muito vagas. Em vez de pensar “tudo vai dar certo”, diga para si mesmo o objetivo desejado como alcançado. Assim, você pode afirmar: “Tudo bem, ir ao consultório não é a minha atividade favorita. Mas, após a sessão, eu terei meus dentes recuperados”.

Brigar com aquilo que te aflige não faz que a situação desapareça. Pelo contrário, ela se agrava e torna-se ainda mais dolorosa. Por isso, após essa afirmação, permaneça tranquilo e aceite. Mesmo que sinta algum desconforto, diga para si mesmo que é passageiro.

Além do desgaste emocional que é manter uma atitude mental negativa, isso impede que você faça progressos na sua vida. Ao recorrer a tratamentos pensando que “não adianta nada, pois não consigo mudar meu jeito”, dificilmente alguma melhoria pode vir.

A hipnose pode mudar a atitude mental?

Como se trata de uma escolha pessoal, a hipnose não tem o poder de mudar uma atitude mental. Assim como em casos onde o paciente é pessimista em relação ao tratamento odontológico, quando ele decide que a hipnose não vai ajudá-lo os efeitos da hipnose simplesmente não se convertem em benefício.

No entanto, se esse paciente está disposto a colaborar, com certeza a hipnose pode contribuir para que passe a adotar uma atitude mental positiva em todas as áreas da sua vida. Isso inclui a sua saúde, em tratamentos e procedimentos médicos e odontológicos.

Espero que este artigo tenha ajudado você a refletir sobre a sua atitude mental. Veja o vídeo onde falo sobre a relação entre atitude mental e hipnose e aproveite para se inscrever no meu canal.

Dr. Mickaela Lindermann

Formada em odontologia pela PUC – PR, Dra. Mickaela Lindermann escolheu a odontologia por se identificar com a área da saúde, e pela felicidade de lidar com pessoas, proporcionando experiências na área de cuidados ortodônticos.