Odontopediatria com hipnose: as crianças agradecem!

Você já ouviu falar em odontopediatria com hipnose? Esta é uma aplicação das técnicas de hipnose que pode ressignificar a relação das crianças com a cadeira do dentista não apenas durante a infância, mas por toda a vida.

A fobia de dentista é muitas vezes relacionada a episódios difíceis na infância. Isso porque ninguém tem medo do que não conhece e, ao ter uma primeira experiência com dores, esta associação entre consultório odontológico e as dores fica gravada para sempre na mente.

Por isso, a odontopediatria com hipnose pode contribuir muito para a saúde bucal das crianças.

Leia também: Fobia de dentista: tem solução?

Odontopediatria com hipnose: como funciona?

A hipnose é o estado de vigília entre a mente consciente e a mente subconsciente. Para chegar nesse estado, o hipnoterapeuta recorre a experiências e sensações anteriores do paciente. Porém, como uma criança normalmente não com muitas referências, o processo de hipnose é feito de outras formas.

As abordagens podem variar conforme a necessidade da criança e até conforme a idade. Para as crianças que nunca foram ao dentista, e por isso não devem sentir medo algum, o hipnoterapeuta pode trabalhar o relaxamento, a fim de que a consulta e os procedimentos sejam o mais tranquilo possíveis.

Algumas vezes, a criança ainda não foi ao dentista, mas está sofrendo com dor de dente. Em outras, ela já passou por alguma situação negativa no consultório, ou pode sentir medo dos equipamentos utilizados pelo profissional.

A falta de referências pode ser compensada com o uso da imaginação da criança. Em uma conversa, o hipnoterapeuta deve ter a sensibilidade de encontrar o caminho até o estado de vigília do pequeno paciente. É comum a dificuldade em verbalizar seus medos, por isso, a odontopediatria com hipnose pode mudar o relacionamento da criança com seu dentista para toda a vida.

Benefícios

Muitas vezes, pensamos na questão do medo ao falar sobre a odontopediatria com hipnose. No entanto, os benefícios são muitos outros. É normal que os pequenos não tenham paciência para ficar na cadeira do dentista na posição necessária durante o tempo da consulta. Assim, a hipnose pode ser empregada neste caso.

Outra situação é o próprio bem-estar da criança durante a consulta. Ao entrar no estado de vigília, a sensação é que a consulta se passa em muito menos tempo. Além disso, os benefícios da hipnodontia se estendem às crianças, tais como:

  • Necessidade de menos medicação, pois a hipnose contribui para o processo de anestesia;
  • Melhor controle da salivação e do sangramento durante o tratamento;
  • Aceleração do processo de cicatrização após o tratamento;
  • Melhor controle das dores após o tratamento, muitas vezes dispensando antibióticos;
  • Auxílio na adoção dos bons hábitos de higiene bucal em seu cotidiano.

Ao evitar ou mesmo eliminar os medos, contribuímos para que essa criança não resista às consultas e cultive o hábito de frequentar o consultório odontológico por toda a vida, o que é essencial para a sua saúde.

Espero que meu artigo tenha ajudado você a entender o que é odontopediatria com hipnose.

Até a próxima!

Dra Lindermann

Dr. Mickaela Lindermann

Formada em odontologia pela PUC – PR, Dra. Mickaela Lindermann escolheu a odontologia por se identificar com a área da saúde, e pela felicidade de lidar com pessoas, proporcionando experiências na área de cuidados ortodônticos.